Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euro negoceia no valor mais elevado de sempre face à libra

O euro negociava no valor mais elevado de sempre face à libra, numa altura em que os analistas esperam que o Banco de Inglaterra (BoE) volte a cortar a taxa de juro do país em 2008.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 26 de Dezembro de 2007 às 10:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O euro negociava no valor mais elevado de sempre face à libra, numa altura em que os analistas esperam que o Banco de Inglaterra (BoE) volte a cortar a taxa de juro do país em 2008.

O euro avançava 0,02% para as 0,72802 libras e contra a divisa norte-americana [eur] crescia 0,19% para os 1,4430 dólares.

"Há cada vez mais sinais que a economia britânica poderá estagnar devido ao abrandamento do mercado imobiliário", afirmou um analista do BNP Paribas, citado pela "BBC" "online".

Nas últimas semanas têm aumentado as previsões de que o Banco de Inglaterra vai voltar a cortar a taxa de juro de referência em 2008.

No início deste mês a autoridade monetária britânica surpreendeu o mercado ao anunciar uma redução da taxa de juro de referência de 5,75% para 5,5%.

A impulsionar a moeda da Zona Euro estão também os recentes comentários do presidente do Banco Central Europeu (BCE). Jean-Claude Trichet afirmou, numa entrevista ao "Financial Times", que estão mais preocupados com a inflação do que com o crescimento económico.

Trichet disse que o corte de juros nos Estados Unidos e em Inglaterra não deve afastar o BCE da sua política monetária. "Os outros colegas estão numa situação diferente", referiu Trichet.

Queda da libra ainda agora começou

Em 2008, a libra não deverá voltar a cotar nos dois dólares, de acordo com as previsões de diversos bancos ingleses noticiadas hoje pelo "Daily Telegraph".

Para o HSBC Holdings, a queda da libra ainda agora começou. O banco inglês prevê que a moeda britânica recue até aos 1,80 dólares no final de 2008.

O "Daily Telegraph" revela que os analistas estão divididos quanto à rapidez da queda da libra, e que esta vai depender da política monetária seguida pelo Banco de Inglaterra.

O Barclays, por exemplo, acredita que a libra vai chegar aos 1,93 dólares no inicio do verão e que o Banco de Inglaterra vai cortar as taxas de juro duas vezes no primeiro trimestre de 2008.

No final do passado mês de Outubro, a libra atingiu o valor mais elevado dos últimos 26 anos face ao dólar ao negociar nos 2,0656 dólares.

Outras Notícias