Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euro recupera de mínimos depois do BCE ter comprado obrigações italianas e espanholas

A moeda única europeia segue em queda, mas a aliviar do mínimo de Agosto de 2010 atingido esta manhã, depois de ter sido noticiado que o Banco Central Europeu (BCE) esteve no mercado a comprar obrigações italianas e espanholas.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 16 de Janeiro de 2012 às 11:21
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O euro cai 0,22% para 1,2652 dólares, a recuperar de mínimos de Agosto de 2010, atingidos devido à crise de dívida europeia e depois da Standard & Poor’s ter decidido cortar o "rating" de nove países da Zona Euro.

Na sexta-feira, a S&P anunciou o corte de "rating" da dívida da França e da Áustria, ambos a perderem a notação máxima de "triplo A", bem como o de Portugal, Espanha, Eslovénia, Eslováquia, Malta, Itália e Chipre.

A expectativa em torno deste anúncio fez com que, ainda na sexta-feira, as bolsas e o euro caíssem. O anúncio só foi feito já depois das praças norte-americanas terem encerrado.

O início da sessão de hoje foi negativo, com os investidores a reflectirem esta decisão da agência de notação financeira e o receio de que possam ocorrer novos cortes e que a crise da dívida se intensifique. Numa altura em que há receios de que a Europa não seja capaz de controlar esta situação.

Contudo, o BCE actuou e foi hoje ao mercado comprar obrigações de Itália e Espanha, de acordo com operadores citados pela Bloomberg.

Esta decisão acabou por aliviar alguma pressão sobre a moeda única europeia, já que aumenta a expectativa de que o banco central vai intervir para ajudar a região.
Ver comentários
Saber mais Euro Europa BCE obrigações italiana e espanholas
Outras Notícias