Notícia
Euro sobe com perspectiva de corte dos juros nos EUA e manutenção na Zona Euro
A moeda europeia negociava em alta contra o dólar com perspectivas de novos cortes de juros no EUA e manutenção na Zona Euro.
A moeda europeia negociava em alta contra o dólar com perspectivas de novos cortes de juros no EUA e manutenção na Zona Euro.
Contra a moeda norte-americana, o euro [eur] seguia a negociar nos 1,4678 dólares ao subir 0,25%.
Relativamente ao iene, o euro negociava nos 158,45 ienes, com uma subida de 0,50%. O euro apresentou ontem a maior subida desde Setembro face a moeda asiática no dia em que o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, vai discursar em Madrid.
Ontem o presidente da Reserva Federal (Fed) dos EUA, Ben Bernanke, anunciou que a autoridade monetária para os EUA "vai actuar da maneira mais firme que for preciso para sustentar o crescimento e para providenciar a segurança necessária contra os riscos do abrandamento económico".
Com estas declarações, a Fed mostra que está disposta a proceder a novos cortes de juros. Já no dia 30 do passado mês de Janeiro a Fed reduziu a taxa de juro norte-americana, pela quinta vez desde Setembro, em 0,5% atingindo os 3%, para que a economia dos EUA não entrasse em recessão.
Por outro lado o BCE reviu em alta a inflação na Zona Euro o que poderá sustentar a opção da autoridade monetária para a região de manter a taxa de juro de referência nos 4%.
"As actuais expectativas sobre as taxas de juro nos mercados financeiros, não reflectem uma avaliação apropriada dos riscos da inflação", adiantou ontem um dos governadores do BCE, Axel Weber, no seu discurso na Alemanha.