Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Euronext Lisbon contraria Europa com queda de 0,79%

A Euronext Lisbon continuava a negociar em queda, ao contrário das principais praças europeias, com o recuo da EDP, PT e BCP a determinar a descida do índice. O PSI-20 caía 0,79%, com as acções da Semapa e da Portucel a manterem-se suspensas da negociação

Ruben Bicho rbicho@mediafin.pt 05 de Julho de 2004 às 12:57
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Euronext Lisbon continuava a negociar em queda, ao contrário das principais praças europeias, com o recuo da EDP, PT e BCP a determinar a descida do índice. O PSI-20 caía 0,79%, com as acções da Semapa e da Portucel a manterem-se suspensas da negociação.

O PSI-20 descia 0,79% para 7.246,85, com 13 empresas a cair, quatro inalteradas e três a subir. Na Europa, o panorama era de ganhos, com a subida do preço do petróleo – o «brent» [CO1] sobe mais de 1% – a dinamizar os ganhos do sector de energia.

As acções da Semapa e da Portucel estão suspensas desde a pré-abertura, aguardando a publicação de um facto relevante. «A reacção do mercado vai depender da hora a que sair e da comunicação que for emitida. Penso que não sairá nada de novo, mas vamos esperar para ver», afirmou ao Jornal de Negócios Online (www.negocios.pt) um operador.

A Electricidade de Portugal (EDP) [EDP] desvalorizava 1,73% para 2,27 euros, com mais de quatro milhões de acções transaccionadas. A eléctrica escolheu diversos bancos para criar uma linha de crédito de 1,3 mil milhões de euros. A PT, através da sua participada brasileira Dedic, já assegurou o serviço de atendimento das três distribuidoras de energia que o Grupo EDP detém no Brasil.

A operadora de telecomunicações [PT] seguia a perder 0,58% para os 8,58 euros, enquanto a subsidiária PT Multimédia [PTM] acentuava as quedas, cedendo 1,09% para 17,31 euros.

O Banco Comercial Português (BCP) [BCP] perdia 0,53% para 1,86 euros. Os bancos portugueses vão começar a receber, durante o mês de Julho, a dívida de Angola, segundo o «Diário de Notícias». O BCP deverá receber 64,7 milhões de euros.

A maior parcela irá para o Banco BPI [BPIN], que terá a receber 70,5 milhões de euros. As acções do banco perdiam 0,33% para 2,98 euros. O Banco Espírito Santo (BES) [BESNN] que recebe 25,5 milhões de euros, mantinha-se inalterado nos 13,60 euros.

A Cimpor [CIMP] seguia a descer 2,47% para 3,95 euros, com cerca de 90 mil acções transaccionadas. Os títulos da empresa estiveram a cair mais de 4% durante a manhã.

A Somague [SMG] subia 0,10% para 9,65 euros. A Sacyr Vallehermoso, construtora espanhola que a 11 de Dezembro anunciou a compra da Somague, já abriu o processo com vista a listar as suas acções na Euronext Lisbon, apurou o Jornal de Negócios.

Ver comentários
Outras Notícias