Notícia
Fed sobe juros para 4,25% (act.)
A Reserva Federal dos Estados Unidos decidiu amentar em 25 pontos base os juros de referência no país, colocando o preço do dinheiro nos 4,25%, o nível mais elevado desde Abril de 2001. O presidente do banco central alterou o discurso de política monetári
- Assine já 1€/1 mês
- ...
A Reserva Federal dos Estados Unidos decidiu amentar em 25 pontos base os juros de referência no país, colocando o preço do dinheiro nos 4,25%, o nível mais elevado desde Abril de 2001. O presidente do banco central alterou o discurso de política monetária, que deixa de ser «acomodatícia».
«O Comité considera que é provável que algumas medidas moderadas de política de consolidação ainda sejam necessárias para obter um equilíbrio entre o crescimento económico sustentado e estabilidade de preços», afirmou Greenspan na conferência de imprensa que se seguiu à reunião da Federal Reserve Open Market Comittee (FOMC).
O responsável máximo pela condução da política monetária deixou, no entanto, cair do discurso a expressão «acomodatícia», o que indicia que o ciclo de subidas dos juros nos EUA poderá estar perto do seu término.
Greenspan afirmou também que «apesar dos elevados preços energéticos e das perturbações causadas pela passagem dos furacões [em particular do Katrina] a expansão da actividade económica parece permanecer sólida».
O líder da política monetária afirmou ainda que «a inflação permaneceu relativamente baixa nos últimos meses e as expectativas em relação à evolução da inflação no longo prazo permanecem contidas». No entanto, alertou que «o possível aumento da utilização dos recursos, bem como os elevados preços da energia têm o potencial de aumentarem as pressões inflacionistas».