Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fitch: Portugal fica com o mesmo "rating" que Malta e Eslováquia

Corte de "rating" por parte da Fitch deixa Portugal com a terceira classificação de risco mais baixa entre os países da Zona Euro.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 23 de Dezembro de 2010 às 17:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
Portugal passou a ter uma classificação de risco igual à de Malta e da Eslováquia, depois da agência de notação financeira Fitch ter cortado o “rating” da República Portuguesa num nível, para A+.

Antes do corte, Portugal surgia com a quinta classificação mais baixa entre os 16 países da Zona Euro, sendo que agora está em terceiro lugar, a par de Malta e Eslováquia. Itália e o Chipre tinham a mesma classificação de Portugal (AA-).

Nos últimos lugares continuam a Grécia (BBB-) e a Irlanda (BBB+), com classificações de risco bem inferiores a Portugal. O “rating” de Portugal está agora três níveis acima da Irlanda e cinco níveis acima da Grécia.

Na classificação da agência Moody’s, Portugal surge também com a mesma classificação do que Eslováquia e Malta, enquanto a Standard & Poor’s atribui a Portugal um “rating” inferior ao destes países.

A Moody’s e a S&P colocaram recentemente o “rating” de Portugal em vigilância com implicações negativas, indicando que poderão descer a classificação da dívida soberana do país.

A Fitch tinha já cortado o “rating” de Portugal este ano. A 24 de Março, reduziu o “rating” em um nível, para AA-, face à classificação de AA que mantinha desde 1998.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias