Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

FMI disponível para estender prazo de pagamento do empréstimo da Grécia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) está disposto a dar mais tempo à Grécia para pagar o seu empréstimo, caso as autoridades europeias, que concederam um empréstimo conjunto ao país no valor de 110 mil milhões de euros, assim o decidirem, adiantou o director-geral da instituição, Dominique Strauss-Khan.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 11 de Outubro de 2010 às 08:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...
Os oficiais gregos estão a fazer “exactamente o que precisam” para cortar na despesa e cumprir referências definidas como condições para o plano de ajuda ao país, assegurou o director-geral do FMI numa entrevista televisiva à Bloomberg. Strauss-Khan acrescentou ainda que se a Grécia vai precisar da extensão do pagamento depende do estado da economia global.

“Se os europeus decidirem fazer alguma coisa, nós certamente iremos fazer o mesmo”, garantiu o mesmo responsável. “Nós podemos fazer isto e pode ser útil, mas é apenas uma pequena parte”, realçou.

O “spread” exigido pelos investidores para comprarem dívida grega a 10 anos, em vez de alemã está actualmente em 754 pontos base, o maior diferencial entre os países do euro. Ainda assim, este valor está distante dos máximos de 973 pontos base atingidos em Maio.

As declarações de Strauss-Khan surgem depois do membro do BCE, Lorenzo Bini Smaghi, ter adiantado em Washington que o FMI tem mecanismos para “prolongar pacotes” para países a receberem assistência e estava a pensar no caso da Grécia, embora ainda nada estivesse decidido.

Ver comentários
Outras Notícias