Bolsa Fortes subidas do BCP e EDP travam perdas em Lisboa

Fortes subidas do BCP e EDP travam perdas em Lisboa

Num dia de quedas fortes nas bolsas europeias, o PSI-20 caiu apenas de forma ligeira, tendo sido pressionado pelas acções da Jerónimo Martins e Nos. O BCP e a EDP registaram ganhos acentuados.
Fortes subidas do BCP e EDP travam perdas em Lisboa
Miguel Baltazar
Nuno Carregueiro 02 de março de 2018 às 16:47

A bolsa nacional encerrou a semana no vermelho, mas a registar quedas bem menos intensas do que nas restantes praças europeias, uma vez que três das cotadas com maior peso no PSI-20 fecharam em terreno positivo.

 

O índice caiu 0,17% para 5.367,16 pontos, com 14 cotadas em queda e quatro em alta. As principais bolsas europeias fecharam generalizadamente em baixa, pela quarta sessão consecutiva e a marcarem a pior queda semanal das últimas três semanas, a seguirem a tendência já evidenciada no fecho de ontem do outro lado do Atlântico. Em causa está o anúncio do presidente norte-americano, Donald Trump, relativo à imposição de tarifas alfandegárias sobre o aço e o alumínio, o que gerou uma onda de críticas em todo o mundo, suscitando receios de uma guerra comercial.

 

Este novo foco de tensão levou à prudência dos investidores e um dos sectores mais afectados foi precisamente o destes metais, com cotadas como a ArcelorMittal e Acerinox a afundarem em bolsa. As 19 categorias sectoriais fecharam em queda na Europa, sendo que nove delas perderam mais de 2%.

JM e Nos anulam ganhos do BCP e EDP

 

A Jerónimo Martins foi a cotada que mais pressionou, com uma queda de 1,53% para 15,165 euros, tendo ao longo da sessão tocado nos 14,985 euros, o que representa o valor mais baixo desde Janeiro de 2017. A empresa revelou na última quarta-feira que os seus lucros no ano passado ascenderam a 385 milhões de euros, o que corresponde a uma quebra de 35%, levando os títulos a cederem perto de 10% na última sessão.

A Sonae seguiu a tendência da rival do retalho em Portugal, fechando a sessão com uma queda de 4,84% para 1,141 euros.

O dia foi também de quedas fortes para a Nos, que recuou 3,73% para 4,804 euros, tendo fixado um mínimo de quase um ano (meados de Março).

 

As quedas fortes destas três cotadas foram suficientes para anular o bom desempenho das três cotadas que mais pesam no PSI-20: BCP, EDP e Galp Energia.

 

Destacou-se o BCP, que valorizou 4,49% para 31,21 cêntimos, depois de ontem ter sido anunciado que o banco vai regressar ao principal índice europeu, o Stoxx 600, já no próximo dia 19 de Março.

 

Já a EDP brilhou depois de ter apresentado os resultados de 2017, que de acordo com os analistas do BPI ficaram "ligeiramente acima do esperado" em termos ajustados. As acções fecharam o dia a ganhar 2,57% para 2,789 euros, tendo acentuado a tendência positiva após a conferência da empresa com analistas, onde foi transmitida uma mensagem positiva, nomeadamente ao nível do pagamento de dividendos e de metas de resultados. António Mexia diz que a empresa não vai reduzir o dividendo e abre a porta ao seu aumento, sendo que o gestor garante estar "confortável" com os consensos dos analistas em relação aos lucros estimados para 2018.

 

A Galp Energia também fechou em terreno positivo, com uma valorização de 0,69% para 14,665 euros.


(Notícia actualizada às 16:59 com mais informação)




A sua opinião36
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
mais votado Anónimo 02.03.2018

Eu só gostava de compreender porque é que o BCP triplicou o volume no fecho quando o próprio volume no dia já ía em mais do dobro da média diária. Devem vir aí notícias que no fecho só estiveram ao alcance de uns poucos privilegiados.

comentários mais recentes
Anónimo 24.03.2018

???????? ???????????? ?????? ????????????? ???? ???????¬???? ??????????, ??????? ????? ???????????????? ????????? ???????.
1. ?????????????? ??????????, ?????????? ??????????? ??-????????? ???????? ?????????-????????????? ???? ?????????? ??????? ? ?? ? ????????? ?????????? ?????????? (?????????-??

Anónimo 24.03.2018

???????? ???????????? ?????? ????????????? ???? ???????¬???? ??????????, ??????? ????? ???????????????? ????????? ???????.
1. ?????????????? ??????????, ?????????? ??????????? ??-????????? ???????? ?????????-????????????? ???? ?????????? ??????? ? ?? ? ????????? ?????????? ?????????? (?????????-??

BCP : os TOUROS vão ENRABAR os ursos 03.03.2018


o RPG ou massa bruta SERÁ o PRIMEIRO urso a ser ENRABADO
NA PRÓXIMA SEMANA UM A UM TODOS OS URSOS IRAM SER ENRABADOS PELOS TOUROS O MILENIUM BCP IRÁ FECHAR NA PRÓXIMA SEMANA BEM ACIMA DOS 0.40

Re: Cleriano 03.03.2018

E o Amado não tem direito a um abraço! Só vendes a 0,49 certo? Mas na quarta-feira ganhaste 400 euritos no BCP, o que é que não está a bater certo? Será a tua cabeça perturbada?

ver mais comentários
pub