Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fusão da Holcim e Lafarge deverá estar concluída em 2015

O actual presidente da Lafarge vai assumir a presidência executiva da empresa que vai nascer da fusão das duas cimenteiras. Já o actual presidente da Holcim será o “chairman”.

A carregar o vídeo ...
Holcim, Lafarge to Merge in All-Stock Deal
Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 07 de Abril de 2014 às 07:43
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os conselhos de administração da Holcim e da Lafarge já aprovaram a fusão entre as duas maiores cimenteiras do mundo, numa operação que vai criar a maior cimenteira do mundo, com vendas de 32 mil milhões de euros.

 

“Uma fusão de iguais para criar a LafargeHolcim, o grupo mais avançado na indústria de materiais de construção” é assim que as duas empresas apresentam a operação num comunicado emitido esta segunda-feira, 7 de Abril.

 

As duas empresas emitiram comunicados onde revelam que Bruno Lafonte, actual presidente executivo da Lafarge, vai assumir a presidência executiva da empresa que nascerá da fusão das duas cimenteiras. Já Wolfgang Reitzle, actual CEO da Holcim, vai assumir esse papel da LafargeHolcim, como apresentado em comunicado pelas duas empresas.

 

As duas empresas juntas vão passar a estar presentes “em 90 países no mundo com uma exposição equilibrada a mercados desenvolvidos” e a mercados com potenciais elevados de crescimento, adiantam as empresas num comunicado conjunto.

 

A fusão das duas empresas, que terá de ser aprovada pelas autoridades de concorrência e de supervisão, vai dar origem a uma empresa com receitas no valor total de “32 mil milhões de euros e um EBITDA de 6,5 mil milhões.”

 

As empresas quantificam as sinergias que deverão ser conseguidas com esta operação, quantificando em 1,4 mil milhões de euros, num período de três anos, sendo que um terço deste valor deverá ser conseguido num espaço de um ano.

 

A operação “deve estar concluída no primeiro semestre de 2015”, acrescentam as duas empresas.

 

A notícia da fusão das duas empresas foi avançada pela Bloomberg na sexta-feira, 4 de Abril, tendo este negócio impulsionado os mercados bolsistas na Europa já que aumentou a especulação em torno de novas operações deste género no sector da construção.

 

As duas cimenteiras foram accionistas da Cimpor, empresa que acabou por ser comprada pelos brasileiros Camargo Correia.

Ver comentários
Saber mais Bruno Lafonte Wolfgang Reitzle Holcim Lafarge fusões cimento indústria
Outras Notícias