Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Galp Energia dispara 51% desde Tupi e atinge recorde nos 16,58 euros

A perspectiva de novas descobertas petrolíferas no Brasil continua a impulsionar as acções da Galp que atingiram hoje um novo máximo histórico, nos 16,58 euros, pela terceira sessão consecutiva. Nestas três sessões, a empresa liderada por Ferreira de Oliv

Paulo Moutinho 14 de Dezembro de 2007 às 10:58
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A perspectiva de novas descobertas petrolíferas no Brasil continua a impulsionar as acções da Galp que atingiram hoje um novo máximo histórico, nos 16,58 euros, pela terceira sessão consecutiva. Nestas três sessões, a empresa liderada por Ferreira de Oliveira acumula um ganho de 11%, sendo que desde a descoberta no poço Tupi Sul, no início de Novembro, a Galp já subiu mais de 51%.

As acções da petrolífera nacional [galp pl] seguiam em alta de 6,87%, a cotar nos 16,49 euros, tendo chegado a valorizar um máximo de 7,45% para atingir um novo valor recorde ao cotar nos 16,58 euros. Esta foi a terceira sessão consecutiva de máximos históricos para a Galp, que soma mais de 51% desde que anunciou a descoberta de petróleo no Tupi Sul, no início de Novembro.

A descoberta, uma das maiores dos últimos anos no mundo, levou as acções da empresa liderada por Ferreira de Oliveira a somar mais de 13%, para na sessão seguinte (a 8 de Novembro), as acções dispararem mais 25%, com as várias casas de investimento que acompanham a petrolífera a reverem em alta as suas avaliações para a empresa.

Esta semana as acções da Galp voltaram a ser animadas pelas perspectivas de novas descobertas de petróleo no Brasil. Na terça-feira, a UBS emitiu uma nota de "research" onde afirmava que a Galp poderia anunciar em breve a descoberta de petróleo noutras regiões, no Brasil, ainda mais significativa que a do Tupi Sul. A casa de investimento suíça salientava a existência de um poço com até cinco vezes mais volume de petróleo.

Os investidores ficaram animados com a perspectiva e isso traduziu-se em fortes ganhos para a Galp em bolsa, que atingiu recordes consecutivos nas últimas três sessões. Neste período, as acções da empresas valorizaram mais de 11% e o valor de mercado da Galp superou a fasquia dos 13 mil milhões de euros. Desde a descoberta no poço Tupi Sul, a empresa acumula um ganho de 51,75%.

A Galp, ao preço actual, apresenta uma capitalização bolsista de 13.674 milhões de euros, o que compara com os 4,8 milhões aquando da entrada da empresa no mercado de capitais, correspondente a 5,81 euros por acção. Face ao preço da OPV (os 5,81 euros), a petrolífera soma já 183%, sendo que só este ano a valorização acumulada ascende a 137%.

Mais lidas
Outras Notícias