Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ganhos da banca levam bolsa nacional a subir mais de 1%

O mercado português ganha 1,26% numa altura em que as acções do Banco Espírito Santo sobem mais de 10% e as do Banco Comercial Português valorizam quase 6%.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 23 de Julho de 2014 às 12:44
  • Partilhar artigo
  • 8
  • ...

O principal índice da bolsa nacional avança 1,26% para 6.352,92 pontos, com 15 cotadas em alta e quatro em alta (o PSI-20 negoceia com 19 cotadas desde ontem devido à despromoção do Espírito Santo Financial Group).

 

A bolsa nacional segue assim em alta pela terceira sessão consecutiva, numa altura em que o Banco Espírito Santo (BES) ganha 10,05% para negociar nos 46 cêntimos e o Banco Comercial Português avança 5,87% para 11 cêntimos, com mais de 186 milhões de títulos transaccionados.

 

O banco liderado por Nuno Amado concluiu esta terça-feira, 22 de Julho, o aumento de capital de 2.250 milhões de euros, numa operação que contou com uma procura acima da oferta.

 

Os analistas consideram que o resultado desta operação é "uma vitória inegável" para o banco. "A colocação bem-sucedida de mais um aumento de capital do BCP, num período de fortes quedas no PSI-20 e de aversão ao risco na Europa, é uma vitória inegável", afirmou o gestor da XTB Portugal, Steven Santos.

 

O Banco BPI, que esta tarde após o fecho do mercado revela os resultados semestrais, valoriza 2,46% para 1,46 euros.

 

De acordo com as estimativas de vários analistas, o banco liderado por Fernando Ulrich terá terminado os primeiros seis meses do ano com prejuízos de 96 milhões de euros, face a lucros de 59 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

 

A deterioração os resultados do banco deve-se sobretudo às fortes perdas que resultaram da venda de dívida pública de Portugal e Itália. Esta operação foi anunciada em Abril e originou uma menos valia de 132 milhões de euros antes de impostos e de 102 milhões de euros após impostos.

 

Ainda no sector bancário, o Banif avança 2,30% para 0,0089 euros.

 

A impedir um ganho mais acentuado da bolsa nacional estão os títulos da Portugal Telecom que recuam 1,88% para 1,777 euros. 

Ver comentários
Saber mais bolsa nacional PSI-20 BCP BES Banif BPI Portugal Telecom
Outras Notícias