Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Gigante do café acorda Europa ao angariar 2,3 mil milhões no maior IPO do ano

A JDE Peet’s é a maior concorrente da Nestlé na venda de café em lojas de retalho e o maior negócio dedicado unicamente ao café do mundo. 

Café: Arábica em mínimos de 13 anos com excesso de oferta
Ana Batalha Oliveira anabatalha@negocios.pt 29 de Maio de 2020 às 13:07
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

Aquele que já se previa ser o maior IPO do ano conseguiu angariar uma quantia ainda maior do que os 2 mil milhões inicialmente previstos, obtendo 2,3 mil milhões.

 

A estreante em bolsa é a JDE Peet’s, o negócio de café da JAB Holdings, empresa através da qual a família alemã Reimann gere uma fortuna de milhares de milhões. A praça escolhida foi Amesterdão, e a procura terá excedido a oferta, segundo a Bloomberg.

 

A operação avançou em tempos de coronavírus uma vez que a empresa considera que o negócio do café não será afetado negativamente pela pandemia. Foi concluída ainda num tempo anormalmente curto, de apenas 10 dias, que compara às habituais quatro semanas.

 

O principal fator atrativo desta ação, de acordo com o responsável da área de investimentos da SVM Asset Management, é que para além de ser provável que cresça a um ritmo superior ao do mercado, vai ainda pagar dividendos.

 

Cada título começou por cotar nos 31,50 euros, conferindo à empresa um valor de mercado de 15,6 mil milhões de euros. As ações da JDE Peet’s disparam 13% para os 35,50 euros, depois de terem chegado a ganhar 17%. 

 

A JDE Peet’s é a maior concorrente da Nestlé na venda de café em lojas de retalho e o maior negócio dedicado unicamente ao café do mundo. A empresa registou um volume de negócios de 6,9 mil milhões de euros no ano passado, incluindo marcas de supermercado como Douwe Egberts, Jacobs e Kenco.

Ver comentários
Saber mais Europa Peet’s IPO JDE economia negócios e finanças
Mais lidas
Outras Notícias