Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Guindos: "Ajuda de que Espanha precisa é que se eliminem incertezas sobre o euro”

O ministro da Economia espanhol considera que a maior ajuda que Espanha poderia receber é que se retirasse a incerteza em torno da sustentabilidade do euro

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 10 de Dezembro de 2012 às 09:15
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O ministro da Economia e da Competitividade espanhol, Luis de Guindos, citado pelo "Cínco Días", alertou que o “contágio imediato” que o país está a sofrer se deve às dúvidas em relação à estabilidade política em países como a Itália.

“Quando surgem dúvidas sobre a estabilidade de um pais próximo como a Itália, que também se percebe vulnerável, imediatamente nos contagia”, avisou o ministro espanhol em declarações à Rádio Nacional de Espanha, recolhidas pela Europa Press.

Estas declarações surgem na sequência dos últimos acontecimentos do fim-de-semana, depois do actual primeiro-ministro italiano, Mario Monti, ter anunciado que pretende pedir a sua demissão após a aprovação do orçamento.

Guindos acrescentou ainda que a “ajuda que Espanha necessita é que se eliminem as incertezas em torno do futuro do euro”, sendo essa a principal ajuda que o país poderia receber.

Para o ministro da economia espanhol, caso se eliminassem as dúvidas em torno da sustentabilidade do euro, seria muito mais fácil para Espanha financiar-se nos mercados.

Espanha tem estado no centro das atenções dos investidores, com os especialistas a anteciparem que o país seja obrigado a formalizar um pedido de ajuda internacional, perante a escalada dos juros das obrigações espanholas nos mercados da dívida.

Ver comentários
Mais lidas
Outras Notícias