Fundos de investimento "Hedge fund" Nevsky Capital vai ser liquidado

"Hedge fund" Nevsky Capital vai ser liquidado

Com cerca de 1,5 mil milhões de dólares sob gestão, o Nevsky Capital deverá ser liquidado ainda este mês, perante as dificuldades em conseguir garantir desempenhos atractivos.
"Hedge fund" Nevsky Capital vai ser liquidado
Bloomberg
Patrícia Abreu 05 de janeiro de 2016 às 16:23

Começou um novo ano, mas a tendência na indústria de "hedge funds" mantém-se inalterada.  Mais um fundo de cobertura de risco decidiu encerrar a sua actividade, devolvendo aos investidores o dinheiro sob gestão. O Nevsky Capital junta-se assim a outros fundos que foram liquidados ao longo dos últimos meses.


Quinze anos depois de ter sido lançado, o Nevsky Capital prepara-se para terminar a sua actividade, num momento em que a indústria de fundos de cobertura de risco enfrentam dificuldades, confrontados pela pressão por parte dos investidores para baixarem comissões e pelas fracas rendibilidades.


O produto gerido por Martin Taylor e Nick Barnes, que apostava na subida e queda de títulos nos mercados desenvolvidos e emergentes vai devolver aos investidores os 1,5 mil milhões de dólares que mantém sob gestão.


Esta decisão surge depois do Nevsky Capital ter valorizado 18,1% em 2013, tendo caído 1,4% em 2014. Nos primeiros 11 meses de 2015, acumulava uma subida de 0,9%, segundo os dados da Bloomberg.


"Chegámos lamentavelmente à conclusão que o actual ambiente de mercado liderado por algoritmos é progressivamente incompatível com o nosso processo de investimento orientado pela base fundamental e de ‘research’", explicou a gestora em comunicado, acrescentando ainda que o "mercado urso" nos mercados emergentes também pode atingir os mercados desenvolvidos.


O Nevsky junta-se assim a fundos como o BlueCrest Capital, ou o Seneca Capital, que foram liquidados nos últimos meses, num momento em que a indústria enfrenta a concorrência dos cada vez mais populares ETF, que replicam o mercado.


Apenas no terceiro trimestre de 2015 foram liquidados 257 fundos de cobertura de risco, segundo a Hedge Fund Research, citada pela Bloomberg. E tendo em conta a tendência recente, estes números poderão ter aumentado nos últimos meses do ano.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI