Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Hugo Chavez nacionaliza produção de ouro na Venezuela

Decisão hoje anunciada pelo presidente venezuelano tem como objectivo parar com a exploração ilegal do ouro. Um metal precioso que valorizou 45% num ano e que persiste perto do máximo histórico.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 17 de Agosto de 2011 às 19:50
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
A indústria do ouro na Venezuela vai ser nacionalizada. Hugo Chavez anunciou que está a preparar um decreto, a apresentar nos próximos dias, para que o Governo tenha controlo exclusivo sobre a produção do metal precioso no país. O objectivo, segundo o presidente do país sul-americano, é impedir as operações ilegais.

“O sector é dominado pela máfia. Nós vamos nacionalizar o ouro. Não podemos continuar a deixar que eles o roubem”, disse Chavez, em declarações à televisão estatal, referindo que as reservas ricas em ouro têm sido exploradas de forma ilegal, escreve a Bloomberg.

“Nós não somos apenas ricos em petróleo. Nós temos aqui uma das maiores reservas de ouro do mundo. Vamos convertê-las nas nossas reservas internacionais porque o valor do ouro está a crescer”, declarou o presidente da nação que já nacionalizou outros sectores, cita o "Wall Street Journal".

Em Maio, o chefe de Estado venezuelano tinha já anunciado que queria impulsionar a produção do ouro para que o metal passasse a ser um recurso estratégico do país. Nessa altura, a Venezuela produzia 11 toneladas de ouro por ano, ao passo que as explorações ilegais aumentavam esse número para quase o dobro, de acordo com o próprio presidente.

O ouro continua a valorizar, depois de ter alcançado um máximo histórico nos 1.814,95 dólares por onça, na passada quinta-feira. Hoje, segue nos 1.794,90 dólares, na sua terceira sessão consecutiva de ganhos.

No espaço dum ano, o preço do metal amarelo aumentou 45%. Há menos de dois anos, o ouro estava abaixo dos 1.000 dólares.

Ver comentários
Saber mais Hugo Chávez ouro metal precioso matéria-prima Venezuela nacionalização
Outras Notícias