Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Iberdrola investe 1,5 mil milhões e compra eólica norte-americana

A Iberdrola anunciou ontem em comunicado ter chegado a acordo para comprar 100% do capital da empresa norte-americana CPV Wind Ventures LLC, "joint-venture" criada em 2005 pela Competitive Power Ventures e a ArcLight Partners. O investimento nesta aquisiç

Negócios negocios@negocios.pt 11 de Abril de 2007 às 17:36
  • Partilhar artigo
  • ...

A Iberdrola anunciou ontem em comunicado ter chegado a acordo para comprar 100% do capital da empresa norte-americana CPV Wind Ventures LLC, "joint-venture" criada em 2005 pela Competitive Power Ventures e a ArcLight Partners. O investimento nesta aquisição será de 1,5 mil milhões de euros, valor que já inclui o montante necessário para arrancar com os projectos que a CPV tem em carteira.

Esta operação surge dentro da estratégia internacional desenhada por Ignacio Sánchez Galán, presidente da eléctrica espanhola, que definiu o mercado da energia eólica nos Estados Unidos como uma prioridade. A compra já recebeu o "ok" das autoridades responsáveis pelo mercado norte-americano.

A CPV Wind tem em carteira projectos eólicos de 3.500 megawatts (MW), ao longo de 15 estados norte-americanos. O arranque da construção dos primeiros parques está previsto apenas para o próximo ano. A empresa norte-americana, agora em mãos espanholas, já celebrou inclusive um acordo com a General Electric, que entra em vigor em 2008, para o fornecimento das turbinas necessárias para equipar os parques.

Aposta forte nos Estados Unidos

Em Outubro de 2006 a Iberdrola anunciou a compra do capital total de outras duas eólicas norte-americanas - a MREC Partners e a Midwest Renewable Energy Projects - por 30 milhões de euros, tendo anunciado na altura um plano de investimento de dois mil milhões de dólares até 2011 para desenvolver a carteira de projectos destas empresas, que ascende a 1.600 megawatts de potência eólica instalada em várias zonas do Oeste dos Estados Unidos. Deste total, cerca de 400 MW já estavam numa fase avançada de desenvolvimento, enquanto que os restantes estavam ainda em fase de estudo".

O plano estratégico da empresa espanhola prevê que a Iberdrola tenha uma potência instalada de energia renovável de 7.000 MW até 2009, valor que crescerá até aos 10.000 MW no final de 2011.

Outras Notícias