Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

IGCP atrai procura superior a 10 mil milhões de dólares na emissão

Mais de 300 investidores, sobretudo norte-americanos, participaram na emissão de dívida em dólares, disse João Moreira Rato ao Negócios. Foram emitidos 4,5 mil milhões de dólares, o que superou as expectativas do IGCP.

Miguel Baltazar/Negócios
Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 02 de Julho de 2014 às 19:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • 13
  • ...

Em declarações ao Negócios, o presidente do IGCP refere a "elevada diversificação de investidores" e reconhece que o montante colocado ficou "acima das expectativas" do próprio IGCP, que esteve em "roadshow" nos EUA recentemente em contacto com potenciais investidores.

 

311 investidores emitiram ordens de compra junto do sindicato de bancos que geriu a operação. Foram predominantemente (86%) investidores norte-americanos a participar na operação.

 

"O objectivo era diversificar as fontes de financiamento e chegar a investidores que só investem em dólares, pelo que o resultado da operação é muito bom", diz João Moreira Rato, presidente do IGCP.

 

Trata-se de uma emissão apoiada num sindicato bancário composto por Barclays, Danske Bank, HSBC e Société Générale, que irão recolher ofertas por parte de investidores que investem - preferencial ou exclusivamente - em títulos denominados na divisa norte-americana.

 

Esta modalidade de emissão de dívida, segundo o IGCP, permitirá diversificar as fontes de financiamento e também alargar a base de investidores. Além disso, serve para garantir um importante encaixe financeiro cuja importância cresceu depois de o Governo português ter optado por não recorrer à última tranche do programa de assistência económica e financeira negociado com a troika.

Ver comentários
Saber mais João Moreira Rato EUA mercado de dívida IGCP emissão
Mais lidas
Outras Notícias