Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

IGCP vai emitir até 7.500 milhões em bilhetes do Tesouro

Programa de financiamento prevê a realização de um total de seis leilões de dívida, de curto prazo, no quarto e último trimestre deste ano. Montante a financiar pode ascender a 7.500 milhões de euros, segundo o IGCP.

Paulo Moutinho 30 de Setembro de 2011 às 11:17
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
De acordo com o programa de financiamento do Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP), revelado hoje, o primeiro leilão de dívida acontecerá já na próxima semana, dia 5 de Outubro (feriado).

Nesta primeira operação, o IGCP pretende financiar-se num montante entre os 500 e os 750 milhões de euros. No próximo mês haverá apenas mais um leilão, que será duplo, estando previsto a emissão de até 1.500 milhões de euros em bilhetes do Tesouro.

Haverá mais duas emissões em Novembro, e outras duas em Dezembro, sendo o montante máximo a financiar de 7.500 milhões de euros, segundo o IGCP. No mínimo, o instituto presidido por Alberto Soares prevê obter 4.250 milhões.

Desde o pedido de ajuda externa que o IGCP tem realizado apenas operações de financiamento de curto prazo, conseguindo, na maioria dos leilões, taxas em torno dos 5%. A "yield" das Obrigações do Tesouro a 10 anos está, actualmente nos 11,070%.

O IGCP afirma, no programa de financiamento, que "acompanhará activamente a evolução das condições de mercado, salvaguardandose a possibilidade de efectuar alterações ao programa" para este quarto trimestre de 2011.
Ver comentários
Saber mais IGCP financiamento dívida Alberto Soares
Mais lidas
Outras Notícias