Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Impasse nos Estados Unidos empurra bolsas asiáticas para o vermelho

Grande parte dos índices da região da Ásia e do Pacífico está a perder em torno de 1%, com os investidores atentos à falta de acordo orçamental norte-americano.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 30 de Setembro de 2013 às 07:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

As bolsas asiáticas estão a cair com a ausência de perspectiva de entendimento orçamental nos Estados Unidos da América. Chega esta segunda-feira ao fim o prazo para que se chegue a acordo que impeça a entrada da maior economia do mundo numa paralisação operacional.

 

O índice regional MSCI Ásia Pacífico está a cair 1,1% para 139,33 pontos, o que está a contribuir para que o ganho acumulado em Setembro se fixe em cerca de 7%. Grande parte dos índices nacionais está a perder terreno, quase todos mais de 1%, como é o caso das bolsas da Nova Zelândia, Hong Kong e o Japão. O nipónico Nikkei recuou 2,06% para os 14.455,80 pontos enquanto o Topix cedeu 1,92% para os 1.194,10 pontos. A Coreia do Sul cede 0,4% ao passo que o índice chinês contraria e consegue somar 0,6%.

 

Os investidores estão assustados com a ideia de que parte da administração central norte-americana feche no final desta segunda-feira, caso não haja acordo no Congresso norte-americano. A acontecer, será a primeira vez que tal ocorre desde 1996, há 17 anos.

 

A ausência de um acordo que impeça a primeira paralisação operacional dos EUA poderá fazer com que milhares de trabalhadores do governo federal sejam colocados numa licença em que não serão pagos, de acordo com o “Financial Times”, e com que os serviços de vários organismos sejam encerrados.

 

A juntar à indecisão nos Estados Unidos estão as incertezas em Itália, onde os ministros aliados de Sílvio Berlusconi ameaçaram sair da coligação governamental.

 

 

Ver comentários
Saber mais Estados Unidos bolsas asiáticas MSCI Ásia Pacífico
Outras Notícias