Notícia
Impasse orçamental nos EUA penaliza bolsas norte-americanas
Os índices bolsistas do outro lado do Atlântico iniciaram a perder cerca de 1% pressionados pelas preocupações com o impasse orçamental que se vive na maior economia do mundo.
- Assine já 1€/1 mês
- ...
O Dow Jones cai 0,80% para os 15.136,1 pontos enquanto o Nasdaq deprecia 1,19% para os 3.736,73 pontos.
A ausência de um acordo que impeça a primeira paralisação operacional dos EUA poderá fazer com que milhares de trabalhadores do governo federal sejam colocados numa licença em que não serão pagos, e com que os serviços de vários organismos sejam encerrados, de acordo com o “Financial Times”,
Este impasse está, aliás, a penalizar as bolsas a nível mundial. Os receios face a um entendimento para o financiamento operacional do país têm-se intensificado nas últimas semanas e ganharam força neste fim-de-semana. Aproxima-se o dia 1 de Outubro, em que já não haverá financiamento governamental caso não haja um acordo entre os dois principais partidos do país.
A Câmara dos Representantes, controlada pelos Republicanos, votou um diploma em que renova o financiamento para a administração norte-americana até 15 de Dezembro. Só que esse financiamento está associado, na proposta de diploma, a um adiamento, por um ano, do programa para a área de saúde “Obamacare”, além de outras alterações à legislação.
A pressionar os índices norte-americanos está sobretudo o sector da banca, com o Bank of America a cair 1,4% e com o JP Morgan a depreciar 1,2%.