Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Inapa regista lucros de 500 mil euros no primeiro trimestre

A Inapa, o grupo português de distribuição de papel, anunciou hoje que os seus resultados líquidos, excluindo custos e ganhos não recorrentes, ascenderam a 500 mil euros, nos primeiros três meses deste ano, isto depois de prejuízos de 13,2 milhões de euro

Paulo Moutinho 07 de Maio de 2007 às 17:33
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

(empresa corrige valor dos lucros de 500 para 700 mil euros)

A Inapa, o grupo português de distribuição de papel, anunciou hoje que os seus resultados líquidos, excluindo custos e ganhos não recorrentes, ascenderam a 500 mil euros, nos primeiros três meses deste ano, isto depois de prejuízos de 13,2 milhões de euros no exercício de 2006.

"Os resultados líquidos sem efeitos de custos e ganhos não recorrentes aumentaram 199%, fixando-se em 500 mil euros no trimestre, refere a Inapa no comunicado enviado à CMVM, acrescentando que em 2006 "a mais-valia realizada em investimentos financeiros de 4,9 milhões de euros, induziu um resultado após não recorrentes de 2,4 milhões".

O EBITDA recorrente aumentou 33% para 11,4 milhões de euros, dos 8,6 milhões obtidos no mesmo trimestre do ano passado, em resultado de "ganhos de eficiência operacional e da melhoria da margem bruta". O EBIT da Inapa aumentou 90%.

Para este resultado líquido, a empresa beneficiou de "uma ligeira subida do valor das vendas. As vendas por volume regrediram 3.4%. Este facto é explicável, quer pela subida do preço médio de vendas em 1.5%, quer pelo impacto das vendas de outros produtos".

Prejuízos de 13,2 milhões em 2006

No mesmo dia em que apresentou resultados líquidos no trimestre, a Inapa revelou as suas contas relativas ao exercício do ano passado, reportando um prejuízo de 13,2 milhões de euros.

A empresa já tinha efectuado um "profit warning" para os resultados do ano passado, apontando para prejuízos de 10 milhões de euros. No entanto, as perdas foram ligeiramente superiores, de 13,2 milhões, em resultado de custos de reestruturação que ascenderam a 10,5 milhões de euros.

Inapa traça perspectivas para o resto do ano

O grupo português de distribuição de papel conta com um ligeiro aumento dos preços e dos volumes, esperando beneficiar do "bom desempenho das economias europeias e do mercado publicitário".

A Inapa conta "acelerar a melhoria do desempenho operacional já verificada no primeiro trimestre deste ano, como resultado da organização e políticas estruturais postas em prática".

Para a empresa, os novos negócios e o plano estratégico para 2010 deverão "alavancar a performance, aumentando a eficiência operacional e o retorno dos capitais investidos".

As acções da Inapa [ina] fecharam a valorizar 0,43% para 2,36 euros.

Outras Notícias