Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Incerteza política em Itália trava procura em leilão de dívida

No mesmo dia em que os investidores estão a acorrer ao leilão a 10 anos de Irlanda, Itália emitiu 5,2 mil milhões em obrigações mas atraiu uma procura que superou em apenas 1,28 vezes a oferta.

Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 13 de Março de 2013 às 10:48
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Tesouro italiano financiou-se em 5,2 mil milhões de euros através da reabertura de duas linhas de crédito, para 2015 e 2028. Os custos subiram um pouco em ambas mas os analistas estão a concentrar-se na baixa procura pelos títulos.

 

Em ambas as linhas, a procura superou o montante colocado em apenas 1,28 vezes. Foram colocados 3,323 mil milhões em dívida a três anos (vencimento em Dezembro de 2015) e 2 mil milhões em títulos a 15 anos.

 

A taxa implícita subiu de 2,3% para 2,48% no prazo mais curto e de 4,85% para 4,9% no prazo mais longo.

 

“Este é um resultado globalmente fraco, com procura relativamente fraca em ambas as linhas”, escreve Lyn Graham-Taylor, analista do Rabobank, em nota enviada aos clientes. O especialista diz que “os investidores poderão estar assustados com a incerteza política em Itália”.

 

A procura “fraca” no leilão italiano contrasta com a corrida aos títulos a 10 anos que a Irlanda está a emitir ao longo desta quarta-feira, onde o livro de ordens já excede os sete mil milhões de euros, segundo as agências noticiosas.

Ver comentários
Saber mais Itália dívida emissão obrigações
Mais lidas
Outras Notícias