Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Crédito ao consumo supera os 435 milhões de euros em Julho

O crédito ao consumo aumentou, em Julho. Superou os 435 milhões de euros, o que representa um aumento de 26 milhões de euros face ao mês anterior.  

Raquel Godinho rgodinho@negocios.pt 15 de Setembro de 2015 às 10:44
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...

As instituições financeiras emprestaram 435,8 milhões de euros às famílias em crédito ao consumo, revelou o Banco de Portugal, esta terça-feira. Um montante que representa um crescimento de 6,5% face ao mês anterior. O aumento é mais expressivo quando comparado com o período homólogo: 26%.


O financiamento automóvel continua a ser determinante para esta evolução: captou 167,5 milhões de euros. A modalidade com reserva de propriedade e outros assistiu ao maior crescimento, aumentou mais de 15% face ao mês anterior tanto no caso dos carros usados como nos carros novos. No primeiro caso, superou os 91,4 milhões de euros, enquanto no segundo ascendeu a 80,1 milhões de euros.


Quanto à locação financeira ou ALD nos automóveis novos, as novas operações de financiamento chegaram aos 30,2 milhões de euros, enquanto nos usados totalizaram 6,1 milhões de euros.


Os créditos pessoais sem finalidade específica são aqueles que pesam mais no total de financiamentos ao consumo. Em Julho, as novas operações superaram os 179,7 milhões de euros, mais 5% do que um mês antes. Já o crédito pessoal para educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos cresceu mais de 3% para os 1,79 milhões de euros.


O financiamento através de cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes e facilidades de descoberto seguiu a tendência crescente dos restantes segmentos e ascendeu a 86,8 milhões de euros, mais 3,8 milhões de euros do que um mês antes, revelou o Banco de Portugal.

(Actualizada às 11:45 com mais informação)

Ver comentários
Saber mais Banco de Portugal crédito ao consumo
Outras Notícias