Mercados Investimento nos certificados trava a fundo em setembro

Investimento nos certificados trava a fundo em setembro

O ritmo de crescimento das aplicações em certificados do tesouro e de aforro registou uma forte queda em setembro. Desde novembro que estes produtos não atraíam tão pouco dinheiro.
Investimento nos certificados trava a fundo em setembro
Bruno Simão/Negócios
Patrícia Abreu 21 de outubro de 2019 às 11:44

O volume de entradas nos certificados de poupança do Estado recuou para o nível mais baixo desde novembro do ano passado, em setembro. Segundo os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal, os portugueses aplicaram apenas 16 milhões de euros nestes produtos.


O saldo vivo dos Certificados do Tesouro Poupança Crescimento (CTPC) atingiu, em setembro, os 16.959 milhões de euros, um valor que fica 11 milhões de euros acima do valor investido nestes produtos no final de agosto. É preciso recuar a novembro do ano passado, o único mês em que estes produtos registaram saídas, para verificar um mês com um volume de entradas tão baixo nos certificados do tesouro. No acumulado dos primeiros nove meses do ano, estes produtos de poupança atraíram 541 milhões de euros.


Já nos certificados de aforro, o ritmo de entradas caiu para cinco milhões, as subscrições mais baixas desde outubro de 2018. O "stock" aplicado em CA era, no final de setembro, 11.993 milhões de euros. Nos primeiros nove meses, estes produtos captaram 121 milhões de euros.


Entre CA e CTPC, as famílias já financiaram o Estado em 662 milhões de euros. A meta do IGCP para o financiamento através dos certificados é de 1.000 milhões de euros, isto depois do instituto ter revisto por duas vezes as suas previsões para estes produtos.


Inicialmente o instituto que gere a dívida portuguesa antecipava resgates de 1.000 milhões, devido ao término dos primeiros certificados do tesouro. Mas após um início de ano positivo, o IGCP aumentou a sua expectativa para um volume de entradas de 400 milhões de euros, um número que voltou a rever em alta.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI