Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Irlanda injecta 5,5 mil milhões de euros nos três maiores bancos do país

A Irlanda vai injectar 5,5 mil milhões de euros nos três maiores bancos do país, passando a controlar o Anglo Irish Ban Corp, para proteger o seu sistema financeiro do colapso.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 22 de Dezembro de 2008 às 09:27
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Irlanda vai injectar 5,5 mil milhões de euros nos três maiores bancos do país, passando a controlar o Anglo Irish Ban Corp, para proteger o seu sistema financeiro do colapso.

De acordo com uma notícia avançada pela agência Bloomberg, o governo irlandês vai injectar 1,5 mil milhões de euros no Anglo Irish, em troca de 75% dos seus direitos de voto em acções preferenciais.

Além do Anglo Irish, também o Allied Irish Banks e o Bank of Ireland vão receber cada um dois mil milhões de euros do governo.

A Irlanda foi o primeiro país europeu a garantir os depósitos de todos os bancos, apesar de ter encorajado as instituições financeiras a procurarem investidores privados para lhes fornecer liquidez.

As acções preferenciais que vão passar a ser detidas pelo governo irlandês no Anglo Irish vão pagar um dividendo anual fixo de 10%. Já o Bank of Ireland e o Allied Irish vão pagar um dividendo de 8% e o governo vai ficar com uma posição de 25% dos direitos de voto das instituições, para “assuntos chave”, como mudanças no controlo dos bancos e estrutura de capital.

Estas acções preferenciais são “perpétuas” e não se vão converter em acções normais.

Com esta injecção de capital, o rácio de capital do Bank of Ireland e do Allied Irish deverá subir para os 8% a 9%.

No final de Setembro, o core tier 1 do Bank of Ireland era 6,3%, enquanto o Allied Irish adiantou no mês passado que esperava terminar 2008 com um rácio core tier 1 de 6%.

Ver comentários
Outras Notícias