Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

JPMorgan: Sinergias da fusão podem chegar aos 400 milhões de euros

O banco de investimento norte-americano vê o negócio proposto como "positivo" para ambas as empresas.

Raquel Godinho rgodinho@negocios.pt 17 de Dezembro de 2012 às 13:20

Na passada sexta-feira, Isabel dos Santos e a Sonaecom anunciaram que iriam propor às administrações das empresas a fusão entre a Zon Multimédia e a Optimus.

 

Isabel dos Santos e a Sonaecom acordaram que considerariam como aceitável uma relação de troca baseada numa valorização da Zon correspondente a 150% da Optimus, sem prejuízo de considerarem uma relação de troca diferente que as administrações da Optimus e da Zon venham a considerar mais adequada.

 

"Estimamos um potencial de subida de 15% para a Sonaecom (ou de desvalorização de 10% para a Zon) baseado no rácio de fusão proposto de 150%, antes de considerar o valor criado com as sinergias", escrevem os analistas do JPMorgan.

 

Em relação a estas sinergias, o banco de investimento prevê que possam ser avaliadas em 0,80 euros da cotação da Zon e 0,40 euros da cotação da Sonaecom.

 

O banco de investimento frisa que a Sonaecom permanecerá cotada "pelo menos, inicialmente", o que "sugere um desconto de liquidez ('holding') para os minoritários da Sonaecom, pelo menos no curto prazo".

 

Ou seja, "os minoritários da Sonaecom vão (pelo menos inicialmente) continuar investidos numa 'holding', com outros accionistas directamente investidos na empresa operacional, o que pode levar a um desconto", escreve o JPMorgan.

 

O banco de investimento estima em 400 milhões de euros as sinergias potenciais deste negócio.

 

Os analistas atribuem uma recomendação de "overweight" para a Sonaecom e de "neutral" para a Zon Multimédia, com base na visão de que "as sinergias estão já algo descontadas na cotação da Zon (que está 0,80 euros acima dos mínimos recentes), mas que o prémio que a Sonaecom recebe não está completamente reflectido na cotação".

 

O banco avalia a dona da TV Cabo em 2,90 euros, enquanto o preço-alvo da Sonaecom é de 2,20 euros.

 

A Zon Multimédia segue a valorizar 9,45% para os 3,08, enquanto a Sonaecom aprecia 3,52% para os 1,59 euros. Já a Sonae SGPS ganha 4,95% para os 0,7 euros.

Ver comentários
Saber mais Sonaecom Zon Multimédia JPMorgan fusão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio