Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida alemã a dez anos atingem novo mínimo e aproximam-se dos 0%

Os juros da dívida alemã a dez anos estão a aproximar-se de zero, um nível que deverão atingir ainda esta semana, segundo o Commerzbank.

Angela Merkel, chanceler da Alemanha
Rita Faria afaria@negocios.pt 08 de Junho de 2016 às 10:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A ‘yield’ associada às obrigações alemãs a dez anos atingiu esta quarta-feira, 8 de Junho, um novo mínimo histórico de 0,033%, e o Commerzbank acredita que deverá tocar nos 0% ainda esta semana.

"O mercado parece prestes a testar esse nível", refere Michael Leister, estratega do Commerzbank, citado pela Bloomberg. "Acho que pode acontecer durante esta semana. A dinâmica é bastante forte, não estamos longe da linha zero".

Os juros da dívida germânica estão a aliviar esta quarta-feira, acompanhando um movimento que se estende à generalidade dos países europeus, numa altura em que a evolução da política monetária e o referendo sobre o Brexit estão no topo da agenda dos investidores.

Se caírem para terreno negativo, a Alemanha junta-se à Suíça e ao Japão, que já têm os juros da sua dívida a dez anos abaixo dos 0% - um nível que implica que os investidores que comprem estes títulos e os mantenham até à data do seu vencimento, recebam menos do que pagaram. As ‘yields’ alemãs já estão em terreno negativo em todos os prazos até aos dez anos.

Os juros da dívida soberana do Japão caíram para este nível em Fevereiro passado, menos de duas semanas depois de o governador do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, ter anunciado juros negativos. Nesta altura, a 'yield' das obrigações nipónicas está em -0,1%. 

Ver comentários
Saber mais Alemanha Japão juros dívida mercado de dívida bunds
Outras Notícias