A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida portuguesa a 10 anos recuam há 11 dias e negoceiam nos 2,5%

Os juros da dívida portuguesa estão a cair em todos os prazos. A dez anos, as “yields” tocaram nos 2,558%, o valor mais baixo desde 1 de Junho. Nos restantes países periféricos verifica-se também uma queda ligeira, com excepção para a Grécia.

Mario Proenca/Bloomberg
Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 21 de Julho de 2015 às 10:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • 8
  • ...

Os juros da dívida pública portuguesa estão a cair no mercado secundário. A dez anos, a maturidade considerada de referência, as "yields" recuam 2,6 pontos base para 2,562% tendo já, durante esta manhã, descido para os 2,558%, o valor mais baixo desde 1 de Junho. Neste prazo, os juros estão em queda há 11 sessões.

A cinco anos, as taxas exigidas pelos investidores para trocarem dívida entre si cedem 3,2 pontos base para 1,339%, de acordo com as tabelas genéricas da Bloomberg. E a dois anos, os juros perdem 1,1 pontos base para 0,363%, estando há nove sessões em queda. O "spread" da dívida portuguesa em relação à dívida alemã está também em queda, situando-se nos 179,5 pontos base.

Também entre os restantes países periféricos verifica-se um alívio nos juros, com excepção para as "yields" helénicas, que registam uma subida ligeira. Na dívida espanhola, a dois anos os juros descem 2,5 pontos base para 0,117% e a dez anos cedem 0,9 pontos base para 1,930%, segundo a Bloomberg. No caso da dívida italiana, as "yields" a dois anos cedem 0,9 pontos base para 0,117% e a dez anos deslizam 1,8 pontos base para 1,889%.

Este alívio registado na dívida dos periféricos tem lugar numa altura em que os receios dos investidores em relação à Grécia têm vindo a atenuar-se. Ainda esta segunda-feira, e depois de ter recebido um empréstimo por parte dos parceiros europeus, a Grécia reembolsou o Fundo Monetário Internacional dos montantes em atraso e pagou ao Banco Central Europeu as verbas previstas. Este empréstimo que chegou ontem a Atenas surge antes de a Grécia receber um terceiro resgate.

Os juros da dívida da Grécia no mercado secundário estão a registar uma subida ligeira, depois de algumas sessões em queda. A dois anos, as "yields" somam 2,5 pontos base para 21,416% depois terem estado a aliviar durante três sessões. A quatro anos, os juros avançam 0,8 pontos base para 17,058% e a 10 anos cresce 0,2 pontos base para 11,234%, depois de terem recuado durante três dias.

Ver comentários
Saber mais mercado secundário juros da dívida pública Grécia Portugal Itália Espanha yield's
Outras Notícias