Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Londrina Sirius afunda mais de 60% em bolsa depois de falhar financiamento de projeto-chave

A falta de apoio do Governo do Reino Unido terá deitado abaixo as possibilidades de seguir com a emissão de dívida que sustentava o novo projeto da Sirius. A empresa não resistiu em bolsa.

Negócios jng@negocios.pt 17 de Setembro de 2019 às 10:02
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A londrina Sirius Minerals, que se dedica à exploração mineira, preparava-se para um novo projeto. O futuro – e presente – mudaram quando a empresa não conseguiu o financiamento desejado para avançar, o que ditou uma derrocada em bolsa. O valor da cotada já caiu para menos de metade.

 

O plano da Sirius Minerals era emitir 500 milhões de dívida, mas o Governo "minou" a estratégia ao recusar-se a apoiar o projeto. O CEO da empresa, Chris Fraser, disse que não era possível avançar com a operação de venda de obrigações devido às "condições do mercado".
O projeto em causa é a construção da mina de Woodsmith, uma das maiores obras deste tipo dos últimos anos, e o objetivo é aceder às reservas de um mineral que pode ser usado como fertilizante mas não está comercialmente testado. Sem este projeto, cujo investimento total é de 3,8 mil milhões de dólares, a empresa não tem outra fonte de liquidez.

O projeto já havia sido suspendido no mês passado, com a intenção de ser retomado este mês, pois a suspensão foi necessária para aceder a um crédito de 2,5 mil milhões de dólares concedido pelo JP Morgan. 

 

"A empresa vai conduzir uma revisão estratégia compreensiva nos próximos seis meses de modo a avaliar e incorporar otimizações no que toca ao projeto, e de forma a desenvolver diferentes estruturas financeiras para os fundos requeridos", explicou Fraser, citado pelo Financial Times. Os próximos esforços, enumerados pelo CEO, incluem ouvir os potenciais credores acerca dos riscos associados à construção e procurar um aliado de peso.

 
As ações da empresa já afundaram 64,30% para as 5,47 pences, recuando a um mínimo de março de 2015, e segue com uma perda ligeiramente abaixo dos 50%.

Ver comentários
Saber mais Londrina Sirius Minerals Chris Fraser economia negócios e finanças economia (geral) minérios e metais minérios e metais política macroeconomia
Mais lidas
Outras Notícias