Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Lucros da EDP Renováveis terão descido 31% no primeiro semestre

A EDP Renováveis terá encerrado o primeiro semestre deste ano com um resultado líquido de 45,4 milhões de euros, o que representa uma descida de 31% face ao período homólogo, segundo as estimativas dos analistas contactados pela agência Reuters.

Negócios negocios@negocios.pt 27 de Julho de 2010 às 13:37
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O resultado líquido da EDP Renováveis terá tido uma queda homóloga de 31% no
primeiro semestre de 2010, penalizado pela subida dos custos financeiros, que terão ofuscado o forte desempenho operacional espelhado no crescimento de 25% do EBITDA, segundo os analistas.

A média das previsões de seis analistas situa o lucro da EDP Renováveis nos 45,4
milhões de euros, entre Janeiro e Junho deste ano, o que compara com os 65,6 milhões de euros registados em igual período do ano passado.

"Esperamos que a tendência operacional positiva seja anulada por custos financeiros anormalmente elevados, relacionados sobretudo com um efeito cambial e sem efeito 'cash'", referiu Fernando Garcia, analista da Espírito Santo Equity Research (ESER), citado pela agência noticiosa.

O Citi aponta como factores para esta quebra do lucro "o aumento significativo dos custos financeiros, explicados pela subida da dívida líquida, um ligeiro aumento no custo da dívida, mas sobretudo extraordinários relacionados com o desempenho volátil das divisas estrangeiras, sobretudo Polónia e Roménia".

Helena Barbosa, analista do CaixaBI, explicou que os custos financeiros "foram particularmente penalizados, no segundo trimestre de 2010, pela desvalorização do Zloty (quase 10% do primeiro para o segundo trimestre), resultando em perdas cambiais relacionadas com os activos eólicos na Polónia".

Nos primeiros seis meses do ano, o EBITDA deverá ter subido 25% para os 339,2 milhões de euros, segundo a média de sete analistas.

A companhia liderada por Ana Maria Fernandes divulga amanhã, antes da abertura da bolsa, as suas contas referentes aos primeiros seis meses do ano. As acções da EDP Renováveis somam 1,82% para os 4,913 euros.

Ver comentários
Outras Notícias