Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mercados aguardam divulgação dos testes de stress à banca

O sector financeiro estará em destaque esta semana, com os ministros das Finanças da Zona Euro reunidos em Bruxelas para discutir a ajuda à Grécia.

Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 11 de Julho de 2011 às 08:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Os testes de stress à banca europeia vão concentrar as atenções dos investidores esta semana, com a divulgação dos resultados agendada para sexta-feira, depois do fecho das bolsas. Acompanhado de perto será também o encontro em Bruxelas dos ministros das Finanças, para debater o segundo pacote de ajuda à Grécia.

"Ao contrário das nossas anteriores expectativas, o impasse na Grécia não deverá ser resolvido no início deste mês", comenta o Commerzbank em nota de investimento. Em antecipação à reunião de hoje e amanhã, o banco de investimento afirma que "os responsáveis continuam em conflito (...) e acontecerá um acidente se nenhuma deles ceder".

Em causa está o modelo a utilizar no reforço da assistência financeira à Grécia, sobretudo o grau de participação dos investidores privados num segundo pacote de fundos de emergência.

Durante toda a semana, os testes de stress à banca estarão no topo da agenda. A estimativa é que todos os bancos portugueses passem os testes, uma visão reforçada pelo Goldman Sachs na sexta-feira (só cobre BES, BCP e BPI). Os primeiros relatórios serão divulgados a partir das 17 horas.

A banca está também em destaque com a divulgação amanhã do Boletim Económico de Verão do Banco de Portugal, outro relatório habitualmente acompanhado de perto pelos investidores.

Na Zona Euro são divulgados alguns indicadores económicos na área da moeda única, com destaque para dados acerca de inflação em Junho. O INE publica já amanhã o índice de preços no consumidor em Portugal em Junho, enquanto que a leitura para a Zona Euro será divulgada pelo Eurostat na quinta-feira.

Do outro lado do Atlântico, os investidores vão ter algumas oportunidades para tomar o pulso à evolução da economia, sobretudo depois do relatório decepcionante divulgado na sexta-feira acerca do mercado laboral. Na quinta-feira, saem os números mensais sobre as vendas a retalho e na sexta-feira é divulgado o índice da Universidade do Michigan sobre a confiança do consumidor.

Época de resultados começa nos EUA

A época de apresentação de resultados arranca já hoje nos EUA, com a divulgação dos números trimestrais da gigante do alumínio Alcoa. Seguem-se os gigantes do sector financeiro JP Morgan Chase e Citigroup, na quinta e sexta-feira, respectivamente.

A "earnings season" começa mais tarde na Europa, mas os investidores contam já com alguns relatórios trimestrais esta semana. Além dos resultados do espanhol Banesto, a Galp Energia apresenta os números operacionais trimestrais ("trading update") para o segundo trimestre.

Ver comentários
Saber mais Banca testes de stress
Outras Notícias