Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Mercados asiáticos iniciam semana em queda

As principais praças asiáticas terminaram a primeira sessão da semana em queda, com os investidores a mostrarem algum receio relativamente à performance da economia dos EUA e também da China.

Paulo Moutinho 30 de Abril de 2007 às 07:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

As principais praças asiáticas terminaram a primeira sessão da semana em queda, com os investidores a mostrarem algum receio relativamente à performance da economia dos EUA e também da China.

O MSCI Asia-Pacific fechou a negociação de hoje a recuar 0,5% para 427,64 pontos, já o índice de Taiwan, o Taiex, cedeu 1,3%, enquanto em Hong Kong, o Hang Seng fechou a primeira sessão desta semana com uma desvalorização de 1,1%.

No final da semana passada, os EUA revelaram que o PIB da maior economia do mundo cresceu à taxa anual de 1,3% no primeiro trimestre deste ano, expandindo-se assim ao ritmo mais lento dos últimos quatro.

Ontem, a China ordenou aos bancos que coloquem de parte 11% dos seus depósitos, com o objectivo de evitar um sobreaquecimento da economia. Esta é a sétima vez que a China aumenta a percentagem dos depósitos que a banca tem de passar para as reservas, diminuindo assim os montantes disponíveis para empréstimos.

"Temos más notícias a vir da maior economia do mundo, bem como da economia com o maior ritmo de crescimento do globo, o que é suficiente para fazer com que alguns investidores tirem um momento para reflectir", afirmou Michael Birsch da Wallace Funds, à agência Bloomberg.

O receio dos investidores quanto à performance das economias dos EUA e da China levou assim os mercados a encerrar em queda. Entre as cotadas, destaque para a desvalorização de títulos como a China Mobile, que cedeu 1,2%, e também para a Taiwan Semiconductor, que recuou 1,5% na sessão.

O Bank of China cedeu 1,2%, já o ICICI Bank afundou 7,6%, registando assim a maior queda dos últimos três anos.

Mais lidas
Outras Notícias