Mercados Moody’s multada em 1,24 milhões na Europa

Moody’s multada em 1,24 milhões na Europa

A agência financeira não prestou toda a informação aos investidores sobre o modo como chegou às conclusões de quase duas dezenas de “ratings”. O regulador europeu dos mercados actuou.
Moody’s multada em 1,24 milhões na Europa
Bloomberg
Wilson Ledo 01 de junho de 2017 às 10:56

O regulador de mercados da União Europeia multou a Moody’s em 1,24 milhões de euros. Em causa está a falha da agência de "rating" em prestar informação suficiente aos investidores sobre como foram reunidos dados de grandes instituições.

A Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA, na sigla inglesa) considera que as delegações alemã e britânica da Moody’s "cometeram, com negligência, duas infracções ao Regulamento das Agências de Rating de Crédito sobre o anúncio público de certas classificações".


Segundo a agência Reuters, as falhas dizem respeito a 19 "ratings" publicados entre Junho de 2011 e Dezembro de 2013 para 12 organismos internacionais. Na lista estão o Banco Europeu de Investimento, o Mecanismo Europeu de Estabilidade e a própria União Europeia.


A ESMA considera que a Moody’s deu pouca informação sobre o modo como chegou a essas classificações, dificultando a avaliação dos investidores se os dados seriam fiáveis ou não. A única informação prestada foi um comunicado de imprensa.


A Moody’s diz-se satisfeita com as conclusões da ESMA e pelo encerramento do assunto. "Nenhuma das descobertas está relacionada com a qualidade das nossas avaliações ou com a metodologia supranacional", afirmou um porta-voz da agência, lembrando o esforço desenvolvido desde 2013 para evitar novas situações do género.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI