Obrigações Moody’s prevê estabilização de "ratings" dos soberanos no próximo ano

Moody’s prevê estabilização de "ratings" dos soberanos no próximo ano

Portugal está no diminuto lote de países que têm um "outlook" positivo. A Moody’s deverá actualizar o rating do país no início de 2018.
Moody’s prevê estabilização de "ratings" dos soberanos no próximo ano
Bloomberg
Nuno Carregueiro 08 de novembro de 2017 às 13:05

A Moody’s emitiu esta quarta-feira um relatório onde avança com uma perspectiva estável para a evolução dos "ratings" dos países soberanos ao longo do próximo ano.

 

Esta conclusão deve-se ao facto de, actualmente, três quartos das notações atribuídas (74%) terem um "outlook"  estável.

 

Esta agência mantém o "rating" de Portugal no lixo, mas o "outlook" é positivo, sinalizando que poderá melhorar a notação já no início do próximo ano. Apenas 10% dos soberanos seguidos por esta agência têm a perspectiva positiva.

 

No mesmo relatório, a Moody’s dá conta que este ano melhorou o "rating" de 12 soberanos, o dobro dos "upgrades" efectuados em 2016, e quase metade dos cortes de rating deste ano (20).  

 

A agência perspectiva que o crescimento económico mundial vai continuar "saudável" em 2018, mantendo o ritmo registado este ano (em torno de 3%). Alerta contudo que os níveis de endividamento público continuam elevados e que os elevados riscos geopolíticos podem ameaçar esta previsão de estabilidade dos ratings.

 




Saber mais e Alertas
pub