Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s melhora “outlook” da banca grega

A perspectiva da Moody’s para a banca grega melhorou de “negativa” para “estável”. A justificar esta decisão está a melhoria das previsões para a Grécia, com a agência de notação financeira a prever um regresso ao crescimento económico, depois de seis anos de contracção.

Negócios 29 de Abril de 2014 às 15:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

A Moody’s decidiu elevar o “outlook” da banca grega de “negativo” para “estável”, numa altura em que prevê que a economia helénica cresça 0,3% este ano e 1,2% em 2015, essencialmente devido ao turismo e às exportações.

 

Na nota, publicada esta terça-feira, 29 de Abril, a agência de notação financeira adianta que além destes factores, contribuiu para a melhoria da perspectiva a recapitalização já realizada pela banca grega e o regresso financiamento através dos mercados. Recorde-se que em Abril o Tesouro helénico foi ao mercado financiar-se em três mil milhões a uma taxa inferior a 5%, tendo a procura ascendido a 20 mil milhões de euros.

 

Tendo em consideração estes factores, a agência antecipa que a pressão sobre a banca, nomeadamente para se financiar, diminui, o que justifica a melhoria da perspectiva para o sector.

 

Apesar dos problemas internos que a Grécia continua a revelar, como por exemplo o facto de os consumidores terem menos rendimento disponível, o ambiente operacional da banca tem melhorado gradualmente, o que aponta para um regresso à normalidade nos próximos 12 a 18 meses.

Ver comentários
Saber mais Moody's banca Grécia
Outras Notícias