Mercados Mulheres ainda são uma minoria na administração das empresas

Mulheres ainda são uma minoria na administração das empresas

As mulheres ocupavam em 2014 menos de 10% dos cargos de administração nas cotadas portuguesas, sendo que num elevado número de sociedades nenhum dos administradores era do sexo feminino.
Mulheres ainda são uma minoria na administração das empresas
Patrícia Abreu 11 de março de 2016 às 17:55

As mulheres continuam a estar pouco representadas nos órgãos de administração das cotadas portuguesas. Em 422 cargos de administração, apenas 40 eram ocupados por mulheres em 2014, segundo a CMVM.


Num momento em que se debate a introdução de quotas para mulheres em determinados cargos, a a representação do sexo feminino em cargos de liderança nas cotadas nacionais não vai além de 9,5%. De acordo com o relatório sobre o governo das sociedades da CMVM, relativo a 2014, em 19 das 43 sociedades analisadas não havia nenhuma mulher na administração.


"Das 24 sociedades cujo órgão de administração incluía pelo menos uma mulher, 11 integravam o PSI20, duas pertenciam ao sector financeiro e 18 adoptaram o modelo Latino", adianta o mesmo documento. Maria Celeste Hagatong (na foto), da comissão executiva do BPI, é um dos exemplos. 


De acordo com a CMVM, nestas 24 sociedades, a representação feminina era, em média, de 17%, variando entre 5% e 44%.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI