Bolsa Nasdaq em recordes com bom desempenho nas tecnologias

Nasdaq em recordes com bom desempenho nas tecnologias

As bolsas norte-americanas encerraram a negociar em terreno misto. O Nasdaq Composite atingiu um novo máximo histórico, ajudado pelas tecnológicas, ao passo que o Dow Jones e o S&P 500 foram novamente penalizados pelos receios em torno de uma potencial guerra comercial devido às tarifas sobre o aço e alumínio importados pelos EUA.
Nasdaq em recordes com bom desempenho nas tecnologias
Reuters
Carla Pedro 12 de março de 2018 às 21:07

O tecnológico Nasdaq Composite foi hoje, tal como na passada sexta-feira, a grande vedeta da sessão bolsista em Wall Street. O índice fechou a somar 0,36% para 7.588,32 pontos, depois de na negociação intradiária ter estabelecido um novo máximo histórico nos 7.609,10 pontos.

 

Em contrapartida, os receios de uma guerra comercial continuaram a pressionar os restantes índices de referência.

 

O Dow Jones cedeu 0,62% para 25.178,61 pontos e o Standard & Poor’s 500 recuou 0,13% para 2.783,02 pontos.

 

Os investidores continuam preocupados com a imposição das tarifas norte-americanas sobre o aço e alumínio exportado para os Estados Unidos, o que tem feito predominar a cautela. Estes receios têm estado a penalizar, muito especialmente, as cotadas do ramo industrial.

 

Por outro lado, amanhã saem os dados do índice de preços no consumidor em Fevereiro nos EUA, o que poderá mexer com as praças do outro lado do Atlântico.

 

A inflação nos EUA deverá ter mantido, no último mês, o ritmo de subida. De acordo com as previsões da Bloomberg, o índice de preços no consumidor deverá ter avançado 0,2% em Fevereiro, face ao mês anterior. Em termos homólogos, o crescimento deverá ter sido de 2,2%.

 

A inflação norte-americana continua assim a aproximar-se da meta da Reserva Federal dos EUA, dando margem ao banco central para prosseguir com a política de normalização das taxas de juro no país.

 

Esta perspectiva impulsionou uma vez mais a subida dos juros das obrigações norte-americanas, movimento que penaliza as acções.

 




pub