Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Nobel da Economia premeia estudo da relação entre macroeconomia e o emprego (act.)

O prémio Nobel da Economia foi atribuído a três professores de Economia, pelos seus estudos na área do mercado de trabalho e sua relação com o ambiente macroeconómico.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 11 de Outubro de 2010 às 12:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O prémio de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel, foi atribuído a três professores de diferentes universidades, pelos seus estudos na área do mercado de trabalho e a sua relação com o ambiente macroeconómico.

Os professores distinguidos foram: Peter A. Diamond (na foto), do MIT em Cambridge; Dale T. Mortensen da Northwestern University e Christopher Pissarides da London School of Economics. Os três estudaram a transição do desemprego para o emprego e a forma como a regulação e as políticas afectam a alocação do trabalho.

A ideia era optimizar o processo de transição e conseguir adaptar as aptiddões à oferta de trabalho existente.

Contactado pela academia, o professor Christopher Pissarides, explicou que a teoria foi desenvolvida para conhecer políticas que facilitem o acesso e a procura de um emprego adequado às aptidões de pessoas que, devido a uma alteração do seu ambiente, perderam o seu posto de trabalho.

O professor disse que sentiu "uma mistura de surpresa e felicidade e um sentimento geral de satisfação", quando lhe foi dada a notícia de que acontecera algo "em que não se acredita até nos dizerem que de facto aconteceu". O professor, que está com uma "grande constipação", disse que vai celebrar tanto quanto puder em casa.

Ver comentários
Outras Notícias