Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Nomura: Bancos cotados Europeus não deverão necessitar de capital após Basileia III

O banco de investimento diz que a maioria dos bancos cotados europeus vão aderir à revisão da regulação de Basileia sem ter de recorrer a aumentos de capital.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 10 de Setembro de 2010 às 13:44
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Comissão de Basileia para a supervisão bancária vai reunir este fim-de-semana para discutir propostas regulativas que poderão obrigar os bancos a reforçarem as suas reservas. Os responsáveis poderão propor uma subida do rácio “Tier 1” para o intervalo de 4% a 6%, bem como uma reserva adicionar de 3%, para fazer face a períodos de excepcional instabilidade, diz o Nomura numa nota de investimento citada pela agência Bloomberg.

“A grande maioria dos bancos listados europeus já detêm activos em excesso às actuais propostas, mesmo com dois ou, potencialmente, até 10 anos até que as regras se comecem a aplicar”, diz a equipa de analista liderada por Jon Peace. “Os bancos com elevado crescimento dos activos em balanço e um rácio ‘Core Tier 1’ poderão estar em posição de pagar bons dividendos em 2011” ou mesmo “entrar em algumas operações de fusão e aquisição”.

A equipa de analistas diz ainda que o suíço UBS pode voltar a pagar um dividendo já em 2011 e o maior banco da Noruega, NOR ASA, também pode estar entre os que vão oferecer uma subida da taxa de retorno do dividendo.

Ver comentários
Outras Notícias