Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Nomura: Galp Energia é a petrolífera com melhores perspectivas de crescimento

O banco de investimento escolheu a empresa portuguesa para substituir a Repsol na sua lista de preferências do sector petrolífero graças ao perfil de crescimento que lhe é conferido pela prospecção petrolífera.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 03 de Setembro de 2012 às 13:13
  • Assine já 1€/1 mês
  • 7
  • ...
O Nomura retirou à Repsol o estatuto de preferida entre as cotadas do sector petrolífero por esta ter acumulado uma valorização de mais de 30% desde os últimos dias de Julho, o que colocou o seu potencial de valorização em linha com as pares do mercado.

“Uma alternativa de crescimento credível é a Galp”, lê-se na nota de análise com data de hoje. Os investimentos na actividade de prospecção de combustíveis fósseis conferem um perfil de crescimento à petrolífera liderada por Ferreira de Oliveira, numa altura em que, dizem, o preço do petróleo é “o elefante na sala” que pode impedir o crescimento de distribuição de produtos refinados.

O preço-alvo do Nomura para a Galp passou de 13,00 para 15,00 euros por acção e a recomendação passou de “neutral” para “comprar”. A conclusão da reconversão da refinaria de Sines permite contrariar o “fraco ambiente no mercado ibérico de refinação”.

Por outro lado, a perspectiva de saída da ENI do capital da Galp Energia tem pressionado o valor das acções mas este efeito deverá atenuar-se, que deverá “focar-se naquela que deve ser a campanha de prospecção com maior impacto no segundo semestre”. Isto numa altura em que a cotada tem financiamento já “amplamente assegurado”, sublinha a nota de análise.

A outra preferida do Nomura para o mercado petrolífera é a Shell devido às “características defensivas”.

A Galp Energia segue a valorizar 1,51% para 12,125 euros por acção e já chegou a subir 2,13% para 12,20 euros por acção. A avaliação do Nomura confere um potencial de valorização de 23,7% aos títulos, que justifica a recomendação de “comprar”.


Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais Galp Energia research Nomura investimento prospecção crescimento
Outras Notícias