Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Norges Bank reforça nos CTT e ultrapassa a fasquia dos 4%

No dia do reforço do Norges Bank, as ações dos CTT-Correios de Portugal valorizaram um máximo de 4,76% para os 3,388 euros, o que representou um máximo desde dezembro de 2018. 

Bloomberg
Ana Batalha Oliveira anabatalha@negocios.pt 13 de Janeiro de 2020 às 19:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O Norges Bank, que gere o maior fundo soberano do mundo – o da Noruega –, passou a deter uma participação de 4,05% nos CTT a 9 de janeiro, informou em comunicado à CMVM a operadora de correios nacional.

 

Os CTT encerraram a sessão desta segunda-feira a ceder 0,85% para 3,252 euros. No dia do reforço do Norges Bank,as ações dos CTT-Correios de Portugal valorizaram um máximo de 4,76% para os 3,388 euros por ação, o que representou um máximo desde dezembro de 2018. 

Nessa sessão, foram negociadas 940.135 ações, um número muito acima do volume de negociação médio diário dos últimos seis meses,de 625.629 ações.

A impulsionar os títulos da cotada tem estado também a redução de posições curtas, comentou, na altura, Steven Santos, analista do banco BiG.


A Noruega conta com dois fundos soberanos, o Government Pension Fund Global e o Government Pension Fund Norway.

 

O primeiro é uma continuação do chamado "Fundo de Petróleo" e o Ministério das Finanças é o responsável pela sua gestão – mas a gestão operacional está delegada no banco central do país, o Norges Bank.

 

As receitas deste fundo provêm do rendimento total que o governo norueguês obtém com as atividades petrolíferas e do retorno sobre os investimentos do fundo.

 

Já o segundo tem menor dimensão e é um fundo nacional, estando limitado a investimentos noruegueses e escandinavos – sendo por isso um acionista de relevo em muitas das grandes empresas norueguesas. A sua gestão operacional está delegada no National Insurance Scheme Fund.

Ver comentários
Saber mais Norges Bank CTT CMVM Noruega política Informação sobre empresas mercado financeiro
Outras Notícias