Petróleo OPEP prestes a mudar de estratégia. Petróleo inverte e já sobe mais de 1,5%

OPEP prestes a mudar de estratégia. Petróleo inverte e já sobe mais de 1,5%

A OPEP poderá anunciar uma mudança estratégica histórica. Depois de meses a aumentar a produção, o cartel pode agora reverter a sua política de forma abrupta. Os preços do petróleo estão a reagir, recuperando de mínimos de três meses.
OPEP prestes a mudar de estratégia. Petróleo inverte e já sobe mais de 1,5%
Reuters
Negócios 07 de novembro de 2018 às 12:33

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) deverá mudar, de forma abrupta, a sua estratégia. Depois de seis meses de aumentos consecutivos de produção, os membros do cartel estarão a preparar-se para a cortar. Os membros da OPEP estarão reunidos este fim-de-semana em Abu Dhabi para discutir precisamente a possibilidade de reduzir a produção já no próximo ano.

 

Os membros do cartel estão preocupados com o aumento das reservas, que tem sido constante e feito descer os preços do petróleo. É que mesmo as sanções dos EUA ao Irão, com o objectivo de reduzir a zero as exportações de petróleo deste país, acabam por não estar a ter tanto impacto no mercado como se previa. A aliviar a pressão poderá estar o facto de os EUA terem concedido isenção a oito países, entre os quais a China, a Índia e a Turquia.

 

Os preços da matéria-prima estão a reagir, subindo mais de 1,5% em Londres e em Nova Iorque. O barril do Brent, referência para Portugal, está a apreciar 1,64% para 73,31 dólares, recuperando de mínimos de Agosto.


Antes desta notícia os preços do petróleo estavam a recuar pela oitava sessão consecutiva, o que representava o ciclo de quedas mais longo desde 2014. 

A Bloomberg realça que se se confirmar esta decisão, a OPEP muda radicalmente de postura, já que, por regra, tem uma abordagem de maior estabilidade. 





Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI