Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

OPEP aproveita petróleo perto dos 100 dólares para aumentar produção

Informação da Agência Internacional de Energia contradiz o que tem vindo a ser dito pelos membros da organização.

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 18 de Janeiro de 2011 às 10:51
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
A OPEP está, alegadamente, a aumentar em segredo o nível de produção de petróleo, já que os preços dos barris da matéria-prima se aproximam dos 100 dólares, diz o “Financial Times”.

A Agência Internacional de Energia divulgou esta informação, mesmo apesar das notícias que têm vindo a público. De acordo com os anteriores dados, os países membros da associação, como o Irão e os Emirados Árabes Unidos, dizem não haver necessidade de maior produção, até porque, oficialmente, os níveis de exploração do “ouro negro” foram mantidos sem qualquer alteração no encontro no mês passado.

“Parece que há um reconhecimento implícito por parte de alguns produtores da necessidade de ajustar os níveis de produção actuais, para tentar colocar alguma calma no mercado”, declarou a autoridade internacional no seu relatório mensal.

A Arábia Saúdita é um exemplo de um membro que está a contribuir para este comportamento de aumento dos valores de petróleo explorado. A agência informa, segundo o FT, que foram aí colocados no mercado 8,6 milhões de barris por dia, um número muito acima das estimativas dos analistas.

No seu todo, os valores de produção da OPEP, juntamente com o Iraque, estão no nível mais alto desde Dezembro de 2008.

Na sessão de hoje, o West Texas Intermediate, de Nova Iorque, está nos 91,71 dólares, a subir 0,19%, um número abaixo dos valores do Brent do Mar do Norte, em Londres, que está nos 98,10 dólares, a registar uma subida de 0,69%.

Ver comentários
Saber mais petróleo OPEC crude matéria-prima
Outras Notícias