Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

OPEP corta produção de petróleo para aumentar preços

A OPEP acordou hoje reduzir a produção de petróleo em 5,3%, de modo a manter o preço por barril à volta dos 25 dólares (24,60 euros), anunciaram os ministros do petróleo dos países membros daquela organização.

Paulo Soares de Oliveira 12 de Dezembro de 2002 às 16:19
  • Partilhar artigo
  • ...
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) acordou hoje reduzir a produção de petróleo em 5,3%, de modo a manter o preço por barril à volta dos 25 dólares (24,60 euros), anunciaram os ministros do petróleo dos países membros daquela organização.

A produção de barris diária será reduzida dos actuais 24,3 milhões de barris, um valor 12% acima do acordado, para 23 milhões de barris diariamente, a partir de 1 de Janeiro próximo, revelou Rilwanu Lukman, presidente da OPEP, após a reunião em que a decisão foi tomada.

A OPEP tem vindo a subir os preços dos barris do petróleo em cerca de 33% ao longo do ano, para valores superiores a 26 dólares (25,60 euros) por barril, restringindo as vendas à medida que se aproximava a possibilidade eminente de um conflito entre os Estados Unidos e o Iraque, o que afectaria o fornecimento de petróleo na zona.

O preço do «brent» para entrega em Janeiro, que acumula uma valorização de 33% desde o início do ano, subiu 1,4% para os 26,68 dólares (26,27 euros) por cada barril, na International Petroleum Exchange, em Londres.

Em Nova Iorque, o crude também para entrega em Janeiro, crescia 1,75% para os 27,89 dólares (27,46 euros).

No último mês, os membros da OPEP produziram 2,7 milhões de barris de petróleo diariamente.

Outras Notícias