Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Orphanides: Redução do valor da dívida grega foi "erro terrível"

O presidente do banco central da Chipre diz que a decisão de levar os privados a aceitarem uma redução de 50% do valor da dívida foi um "erro terrível".

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 05 de Dezembro de 2011 às 18:13
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
O membro do Conselho do BCE e presidente do banco central do Chipre, Athanasios Orphanides, diz que “foi um erro terrível” a redução do valor da dívida da Grécia detida por privados.

“Ao forçarmos ao registo de imparidades em qualquer obrigação soberana, desencadeámos preocupações internacionais ao nível das obrigações de todas as nações da Zona Euro e essa é uma das principais razões por que temos um problema”, disse o Orphanides.

“É por causa deste erro terrível na Zona Euro que as taxas de juro de tantas obrigações estão tão altas”, acrescentou.

O responsável acredita que o problema orçamental grego ainda será discutido entre os líderes europeus que se vão reunir na próxima sexta-feira, em Bruxelas.

“Este é um desafio com que temos de lidar de forma decisiva, em breve”, disse o responsável aos jornalistas. “Acho que a reunião de responsáveis de países da Zona Euro muito importante”, referiu.

“Espero que as suas decisões venham a permitir um contexto regulativo melhor para a Zona Euro e que ajude a resolver os problemas que enfrentamos neste momento”, acrescentou.

Os bancos do Chipre têm uma elevada exposição à dívida da Grécia, tendo anunciado elevadas perdas relativas à redução do valor contabilístico das obrigações emitidas pelo governo de Atenas, refere a Reuters.

Ver comentários
Saber mais Europa Grécia Chipre dívida crise ajuda externa orçamento
Outras Notícias