Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ouro cai pressionado pela crise europeia

A matéria-prima está a desvalorizar, num dia de fortes perdas nos mercados accionistas e subida do dólar.

Rita Dias Baltazar rbaltazar@negocios.pt 23 de Julho de 2012 às 14:33
  • Partilhar artigo
  • 4
  • ...
O ouro desce 0,87% para os 1570,65 dólares por onça, em Londres. A contribuir para a queda do ouro está a valorização do dólar, com os investidores a refugiarem-se na moeda americana devido aos receios em relação à crise europeia.

O dólar subiu para o valor mais alto dos últimos dois anos relativamente à moeda única europeia, depois de ter sido noticiado que o Fundo Monetário Internacional (FMI) não está disponível para emprestar mais dinheiro à Grécia.

Isto ao mesmo tempo que a crise em Espanha se intensifica, depois de Valência ter recorrido ajuda ao fundo criado por Madrid para que as regiões não entrem em falência. E outras regiões poderão acompanhar esta decisão.

À Grécia chegarão, amanhã, os responsáveis pela avaliação dos progressos do país no âmbito do plano de intervenção. Mas as notícias parecem não ser animadoras. O ministro da economia espanhol já disse mesmo que a saída da Grécia da Zona Euro deixou de ser assustador há já algum tempo, o que aumentou os receios de que a Europa deixe “cair” Atenas.

Na China, um dos responsáveis pela política monetária do banco central da China, Song Guoquing, alertou para a possibilidade de o crescimento económico do país poder abrandar pelo sétimo trimestre consecutivo, com o período compreendido entre Julho, Agosto e Setembro, a poder representar um crescimento de 7,4%, segundo a Bloomberg.
Ver comentários
Saber mais ouro matérias-primas Europa
Outras Notícias