Mercados Pensionistas estão preocupados com os mais jovens, mas não abdicam das suas pensões

Pensionistas estão preocupados com os mais jovens, mas não abdicam das suas pensões

Estudo do BBVA mostra que a maioria dos pensionistas não estaria disponível para abdicar de parte da sua reforma.
Pensionistas estão preocupados com os mais jovens, mas não abdicam das suas pensões
Reuters
Patrícia Abreu 23 de maio de 2019 às 11:05

Mais de 70% das pessoas revela-se preocupada com as pensões dos mais jovens, mas apenas uma em cada quatro pessoas com mais de 60 anos diz que estaria disponível para reduzir em 10% o valor da sua reforma para assegurar as pensões dos mais jovens.

A ideia que as gerações mais jovens não vão receber o suficiente para manter o seu nível de vida na reforma é hoje em dia praticamente consensual. Segundo as conclusões da VI Sondagem do Instituto BBVA de Pensões "Longevidade e os Desafios da Poupança após a reforma", hoje apresentado em Lisboa, 72% dos inquiridos afirmam estar preocupados com as pensões dos mais jovens.

Contudo, questionados sobre se estariam disponíveis para abdicar de 10% da sua pensão, de modo a assegurar a sustentabilidade das reformas futuras, 76% das pessoas com mais de 60 anos disse que não estaria disponível para o fazer.

64% dos inquiridos acredita ainda que as pensões de quem tem hoje entre 40 e 50 anos não estão garantidas, enquanto 90% das pessoas diz que o Governo deveria atualizar anualmente o valor das reformas. Apenas um em cada dez pensionistas considera adequada a sua pensão.

Vender casa é opção

Entre as pessoas questionadas para o estudo 44% tinha começado a poupar para a reforma e só 11% admite que deveria ter poupado mais. A grande maioria (58%) poupa através de depósitos bancários.

O estudo mostra ainda que, além de terem que fazer face às suas despesas, muitos pensionistas são chamados a ajudar os seus descendentes. Nos últimos três meses, perto de um terço dos inquiridos ajudou um membro da sua família, sendo na maior parte das vezes os filhos.

Cerca de 80% dos pensionistas tem casa própria e diz que poderá vendê-la caso necessite de liquidez extra durante a da reforma. Entre os que têm casa alugada, gastam em média 189,3 euros com a renda.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI