Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Perguntas mais frequentes sobre aumento de capital da EDP

Perguntas mais frequentes e respectivas respostas sobre aumento de capital de 1,2 mil milhões de euros que a Energias de Portugal está a realizar.

Negócios negocios@negocios.pt 12 de Novembro de 2004 às 08:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Quem pode participar no aumento de capital?

Os accionistas da EDP através do exercício dos respectivos direitos de subscrição durante o período de 12 a 25 de Novembro de 2004. A cada acção da EDP [edp], adquirida até ao dia 8 de Novembro de 2004 inclusive, corresponde um direito de subscrição. A Euronext Lisbon assegurará, entre 12 e 19 de Novembro de 2004 inclusive, a negociação dos direitos de subscrição, pelo que os accionistas que o desejem poderão adquirir, na Euronext Lisbon, direitos de subscrição adicionais, sem prejuízo da possibilidade de transmissão de direitos fora de mercado regulamentado, nos termos gerais de direito.

Outros investidores (não accionistas) através da aquisição de direitos de subscrição na Euronext Lisbon durante o período de 12 a 19 de Novembro de 2004, inclusive, sem prejuízo da possibilidade de transmissão de direitos fora de mercado regulamentado, nos termos gerais de direito. Todos os investidores que participem na oferta poderão efectuar um pedido de subscrição adicional para o rateio das acções eventualmente sobrantes. A atribuição destas acções será efectuada na proporção das respectivas subscrições, com arredondamento por defeito.

Como se calcula o número de acções a subscrever e qual o respectivo montante de investimento?

A quantidade de acções a subscrever resulta da multiplicação do número de direitos de subscrição detidos pelo factor 0,22, com arredondamento por defeito. Cada acção será subscrita ao preço de 1,84 euros, que corresponde a um prémio de emissão de 0,84 euros sobre o valor nominal.

Se não tiver acções EDP não posso subscrever o aumento de capital?

Pode, desde que proceda à compra de direitos de subscrição na Euronext Lisbon, durante o período de 12 a 19 de Novembro de 2004, na quantidade adequada com vista à subscrição pretendida, sem prejuízo da possibilidade de transmissão de direitos fora de mercado regulamentado, nos termos gerais de direito. A título exemplificativo, para subscrever 22 novas acções precisará de adquirir 100 direitos de subscrição.

O número de direitos de subscrição que possuo não dá lote certo o que significa que ficarei com direitos de subscrição sobrantes. O que devo fazer?

Pode vender os direitos de subscrição sobrantes ou comprar na Euronext Lisbon os direitos necessários para acerto de lote, sem prejuízo da possibilidade de transmissão de direitos fora de mercado regulamentado, nos termos gerais de direito.

As novas acções terão direitos diferentes das existentes, nomeadamente no que diz respeito aos dividendos?

As novas acções conferirão, a partir da data da sua emissão, o mesmo direito a dividendo que vier a ser atribuído às acções ordinárias existentes à data do aumento de capital.

Uma vez que manifestei intenção de comprar direitos de subscrição e candidatei-me ao rateio de acções sobrantes, se não conseguir comprar direitos de subscrição poderei comprar, em rateio, acções sobrantes?

Só os Accionistas que exercerem os direitos de subscrição e manifestarem interesse em adquirir acções sobrantes terão direito às acções sobrantes, caso existam, na proporção da sua subscrição inicial.

* informação recolhida no «site» da EDP

Para calcular preço justo dos direitos face à cotação das acções pode ao aceder à página de cotações da EDP [edp].

Ver comentários
Outras Notícias