Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo atinge novo máximo histórico e aproxima-se dos 120 dólares

Os preços do petróleo continuam a valorizar e a matéria-prima atingiu hoje um novo máximo histórico em Nova Iorque, aproximando-se cada vez mais dos 120 dólares por barril. A suportar esta subida dos preços estão o encerramento de um oleoduto da BP no Mar

Raquel Godinho rgodinho@negocios.pt 28 de Abril de 2008 às 07:50
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Os preços do petróleo continuam a valorizar e a matéria-prima atingiu hoje um novo máximo histórico em Nova Iorque, aproximando-se cada vez mais dos 120 dólares por barril. A suportar esta subida dos preços estão o encerramento de um oleoduto da BP no Mar do Norte e um ataque armado no maior terminal de gás e petróleo da Nigéria.

O West Texas Intermediate (WTI) [CL1], negociado em Nova Iorque, subia 0,73% para os 119,38 dólares, depois de ter chegado a valer 119,93 dólares, o que corresponde ao valor mais elevado de sempre. Já o "brent" do Mar do Norte, [CO1] transaccionado em Londres, somava 0,79% para os 117,26 dólares, após na passada sexta-feira ter tocado no máximo histórico de 117,56 dólares.

A BP encerrou o seu oleoduto no Mar do Norte, responsável por 40% da produção de petróleo do Reino Unido, depois de uma greve na refinaria de Grangemouth ter cortado o abastecimento.

Por outro lado, cinco polícias foram assassinados no ataque que decorreu ontem no delta da Nigéria onde a produção caiu em 50% desde 25 de Abril, o que aumentou as preocupações com o fornecimento de matéria-prima no hemisfério norte durante o Verão.

Estes acontecimentos surgem depois de um relatório que revelou quedas na produção na Rússia e México, dois dos maiores fornecedores que não são membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Outras Notícias