Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo continua acima dos 64 dólares em Nova Iorque

Os preços do crude transaccionavam-se em níveis próximos de um pico de três meses, depois de o Irão ter dito que iria retomar o seu programa nuclear, uma decisão que poderá ameaçar as exportações por parte do segundo maior produtor da Organização dos País

Carla Pedro cpedro@negocios.pt 09 de Janeiro de 2006 às 13:31
  • Partilhar artigo
  • ...

Os preços do crude transaccionavam-se em níveis próximos de um pico de três meses, depois de o Irão ter dito que iria retomar o seu programa nuclear, uma decisão que poderá ameaçar as exportações por parte do segundo maior produtor da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

O Irão vai retomar hoje o seu programa nuclear, de acordo com a televisão estatal daquele país. Os EUA dizem que o Irão está a tentar desenvolver armas atómicas e quer que as Nações Unidas imponham sanções. Este conflito irá abrandar ou suspender as exportações por parte do Irão, que produz cerca de quatro milhões de barris por dia.

O West Texas Intermediate para entrega em Fevereiro ganhava 0,39%, fixando-se em 64,46 dólares por barril no mercado electrónico nova-iorquino. Em Londres, o «Brent» do Mar do Norte registava uma subida de 0,62%, para 63,11 dólares por barril.

A solidez da procura poderá significar que a OPEP não irá reduzir o seu «plafond» de produção, actualmente perto do nível mais alto dos últimos 25 anos, na próxima reunião do cartel, agendada para 31 de Janeiro, referiu na semana passada o novo secretário-geral, Mohammed Barkindo.

Ver comentários
Outras Notícias